Wiki Tom & Jerry
Advertisement
Puss Gets The Boot
Pusstheboot-1-.jpg
Título Utilizado

Título Brasileiro

Um Bichano em Maus Lençóis

Dirigido por

William Hanna

Joseph Barbera

Produzido Por

Rudolf Ising

Música Por

Scott Bradley

Animação por

Carl Urbano

Tony Pabian

Jack Zander

Pete Burness

Bob Allen

Distribuído por

Metro-Goldwyn-Mayer

Lançado em

10 de Fervereiro de 1940.

Processo de Cor

Techinicolor

Seguido Por

The Midnight Snack

Puss Gets the Boot é o primeiro episódio da série original de Tom and Jerry. Ele marca a primeira aparição de Tom Cat, Jerry Mouse e a Mammy Two-Shoes.

Enredo[]

A câmera mostra um rato (Jerry foi chamado Jinx) tentando correr, mas não chegando a lugar nenhum, em seguida, zoom e revela um gato presunçoso, superior (aqui Tom foi chamado Jasper) segurando a cauda de Jinx para que ele não possa se mover. O gato puxa para trás a cauda de Jinx, abre sua boca, e libera-o de tal forma que ele vai correr para a Boca de Jasper. Jinx vê a armadilha, freia no tempo, e corre em direção ao buraco do rato, mas Jasper o pega com sua cauda. Jasper atira o rato para o ar, que aterra na cauda do gato, em seguida, corre pelo corpo do gato até que ele tem que parar mais uma vez, apenas na frente da boca do gato. O Jinx desaparece e o Jasper aparece inocentemente atrás dele, salta para a frente da porta e abre a boca. Jinx corre nesta época, mas sai da boca do gato em sua língua. Jasper começa uma perseguição e, em seguida, vê uma ideia melhor: ele corre por um corredor adjacente e monta uma armadilha rápida. O gato mergulha o dedo em tinta, pinta um falso buraco de rato na parede, e puxa para baixo um sinal que diz "lar doce lar". Jinx vê isso e tenta entrar no buraco, mas sem sucesso, inadvertidamente nocauteando-se. Jasper então revive o pobre rato com uma pitada de água.

Jinx se recupera e logo percebe que algo está ao lado dele. Ele sente a cabeça do gato e agarra uma pálpebra; prontamente, Jasper abre seus olhos e o levanta. Jinx, em seguida, ataca o gato no olho; Jasper grita em dor e responde, dando perseguição. No entanto, ao perseguir Jinx ao virar de uma esquina, ele corre para um pilar grego e quebra-o. Seu dono, uma mulher negra chamada Mammy Two Shoes, rapidamente chega e castiga Jasper. Jasper tenta se afastar, mas logo é preso sob a vassoura de Mammy. Ela mostra a Jasper a bagunça que ele fez e, posteriormente, faz uma última ameaça que forma a base para o desenho animado: "agora, entenda isso, Jasper: se você quebrar mais uma coisa, você vai sair, O-W-T, sair! Está claro, não está? Mais uma vez e vais sair! Agora, desaparece da minha vista antes que me zangue!"

Perfurando sua última linha, Mammy empurra o gato para longe com sua vassoura. Jasper foge, mas logo encontra uma mesa. O gato vê um vaso caindo dele e corre para salvá-lo; embora ele tenha sucesso, ele logo vê o rato rindo dele. Jasper rasteja sobre o chão malevolentemente, e Jinx sai do castiçal enquanto Jasper corre para a mesa. Antes que o gato possa pegá-lo, o mouse segura um wineglass da mesa e ameaça quebrá-lo. Jasper foge para uma paragem para evitar sérios problemas, recua. O rato acena com prazer, mas logo vê Jasper correndo atrás dele mais uma vez e renova a ameaça. Desta vez, Jinx adiciona uma provocação para uma boa medida: ele bate no gato com o vidro, que mais uma vez é forçado a recuar. O mouse então decide tentar um método diferente; com um piscar de olhos na câmera, ele atira o vidro para baixo e assobia para o gato, que vê Jerry apontando para o chão, entra em pânico e cai no vidro, poupando-o. Com outro apito, mais copos e uma bandeja são jogados por Jinx; Jasper é finalmente atingido na cabeça com um prato decorado de flores jogado pelo rato. Jasper vê Jinx provocando-o com mais um copo em sua mão, e Jasper tenta atirar a placa para o chão em frustração, mas percebe que isso provavelmente iria quebrá-lo e bater a si mesmo sobre a cabeça. Jasper então vê travesseiros de todos os tipos em um sofá próximo e coloca-os para fora, determinados a acabar com esta ameaça. Enquanto Jinx está marchando ao longo da mesa, Jasper abre sua cabeça ao lado dele, e a ameaça de Jinx não afeta o gato. O rato, em seguida, vira a cauda para o gato como se dissesse "Faça à sua maneira", e atira o vidro para o chão em total arrogância. Não ouvindo o acidente que ele esperava, ele olha para o chão e vê que o vidro caiu em uma das almofadas, seguido por um sorriso presunçoso do gato.

Jinx é agora forçado a pulgá-lo, mas Jasper segura a cauda de Jinx. Depois de Jinx diz uma oração rápida ("agora eu me deito para dormir. Peço ao Senhor que guarde a minha alma. Se eu morrer antes de acordar, espero e espero que a minha alma leve. Amem."), Jasper volta para o mouse com uma provocação própria – ele deixa Jinx ir, apenas para pegá-lo novamente segundos depois com sua própria cauda. Jasper então atira o rato para o ar e abre a boca, esperando comer o rato quando ele cai. No entanto, Jinx agarra uma placa de porcelana no caminho para baixo. O prato então cai sobre Jasper em vez de si mesmo. Jasper está momentaneamente atordoado, mas ainda pega o prato; no entanto, seus problemas só começam como Jinx começa a correr através da prateleira de pratos, derrubando cada um deles para baixo. Jasper transpira cada vez mais à medida que se inclina em torno da pilha de placas, então finalmente consegue colocá-lo contra a parede e calças do peso dos pratos. Jasper está brevemente seguro, mas ele logo vê o rato acenando para ele do topo da pilha. Jasper só pode ver com terror enquanto o rato atira mais um prato para o chão, e ele quebra.

Mammy ouve lá de cima e desce as escadas, proclamando que ela vai expulsar o gato assim que ela descer. Para multiplicar a humilhação de Jasper, o rato salta em triunfo, então corre pela pilha de pratos, pisa no nariz de Jasper, rola as pálpebras do gato, esguicha o leite de Jasper nas costas de Jasper, e até se limpa com a cauda de Jasper. O rato vê Mammy se aproximando com a vassoura na mão e sabe que ele deve fazer o trabalho em breve ou então ele será visto. O rato chuta o gato na parte de trás, o que faz com que ele deixe cair toda a louça e assumir toda a culpa. Jinx foge da cena e mergulha em seu buraco pouco antes de Mammy esmagá-lo com seu pé. Jasper é arrastado pelo chão por Mammy e antes de expulsá-lo da casa, ela diz: "E quando eu digo fora, Jasper, eu quero dizer fora. O-U-W-T, fora!".

O Jinx triunfante vê seu oponente ser expulso, e então vê o sinal de "Lar Doce Lar" usado para enganá-lo mais cedo. O mouse publica o sinal pelo seu verdadeiro buraco do mouse e acena com confiança de que este é o verdadeiro quando ele marchar.

Advertisement